A viagem a Marrocos foi o Sonho por IMENSAS razões!!!
De 31 de Maio a 14 de Junho alterei a minha realidade, ideias, motivações, perspectivas, ansias, sonhos, etc.
Entramos em Marrocos por Ceuta e fomos para Chefchaouen. Depois de uma bela estadia na cidade azul abrimos caminho para Taza, descemos para Quazzane, passamos por Fez instalamo-nos em Taza! Exploramos as grutas do Friouato e parques naturais.
Mais arrumos de bagagens, carros a postos, Micra (neste momento conhecido por Al-Micra) e Terrano a querer correr até Ifrane. Ifrane terra de neve e casas suiças, terra de Rei, terra de Ski privado e mesas com guardanapos! Recuperamos folego em Azrou com magníficas Tajines e aventuras por becos e casas Marroquinas com tapetes como regallo!
Iniciamos travessia para o Deserto e levantamo-nos na ansia do Sul, em ansiedade de Deserto. Deleitamo-nos com as paisagens, oferecemos canetas de passagem que a Ana nos deu, para dar às crianças que encontrassemos. A tristeza veio e quis esfregar a mente com as imagens de crianças que de material têm pouco mas de sorriso têm muito, transparente desespero em busca de algo...
Algo muda quando um dos muitos véus de Maya cai por terra, quando mais uma ilusão sobre o mundo se desfaz como poeira.
Chegamos ao deserto, o povo é lindo, o povo é cativante, tocam Djambé e Tam-Tam, fazem a festa e a algazarra, cantam com a alma e dançam com as mãos. É quente.
Fomos conhecer e explorar o povo, os locais, fazer TT e atravessar o deserto de dromedario!
Dormimos no deserto com os Berberes e Japonesas :P indiscritível o fascínio que me provocou naquele ponto do mundo reunirem-se culturas tão diferentes a tocar Djambé e a partilhar experiências e palavras diferentes.
Foi um pesar sair do Deserto para depois os Gorges do Toudra e do Dadés nos encantarem! Mais uma estadia mágica no meio de cachoeiras, lagoas e Montanhas! Noite de cultura Berbere, noite de surpresas..... encantos, cantos feitos.
Era difícil ultrapassar a beleza até então vista, ainda mais na expectativa de ir para uma cidade, não queriamos mas era o plano, Marrakesh era o destino.
A chegada foi confusa, assustadora para depois nos recolhermos no conforto de uma Riad. O Romance.
Cidade de cor, cheiros e sons diferentes. De encantadores de cobras, henas e macacos, lojas repletas de coisas mirabulantes.
Duas noites...
Subida já com Portugal no Horizonte mas ainda distante, passamos por antigas terras patriotas, El-Jadida outrora Marzagão. Passeios pela praia e visitas guiadas. O cheiro do Mar.
Partida para Asilah.. viagem cheia de perturbações, reboque e Sol. Passagem em Casablanca para acalmar o Al-Micra e novamente a caminho de Asilah.
As eleições acabaram? eles festejam mas já não lançam papeis para o chão!
Por fim.... Tanger...Barco....Tarifa....Portugal!!!!
quarta-feira, junho 24, 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário